O Verão

1 - Quanto tempo deve-se evitar o sol após cirurgia plástica?

A exposição ao sol pode causar escurecimento da cicatriz, inchaço prolongado e manchas nas áreas de hematoma e lipoaspiração. logo, a exposição ao sol deve se totalmente evitada por 2 meses. Entre 2 e 6 meses pode-se pegar sol nos horários mais brandos com protetor solar fator 50 e, se possível, com fino esparadrapo sobre a cicatriz para vedar bem a luz solar.

2 - Quais os outros cuidados para me proteger dos riscos do sol?

O sol deve ser evitado no horário de pico por todas as pessoas pelo risco de envelhecimento precoce e câncer de pele. Horários de menor intensidade de raios nocivos ultra-violetas são de 8:00 às 10:00 ou após as 16:00 horas. Os protetores solares protegem a pele contra os todos os efeitos nocivos do sol mas é importante repassar a cada 2 horas (ou mais, dependendo do fator 15, 30 , 50..) e também após o banho de mar ou piscina pois a maioria dos produtos não tem resistência à água. A proteção adicional de embaixo da barraca ou chapéu é bem vinda para áreas nobres como o rosto e colo da mama. Após o banho procure usar hidratantes apropriados.

3 - Quais os cuidados com a alimentação no verão??

O principal cuidado é aumentar a hidratação pois o clima muito quente leva a um aumento de perdas líquidas e de sais minerais pelo suor, podendo levar à desidratação. Fazer uma alimentação de digestão mais leve, sem frituras/gorduras além de ser mais saudável vai ajudar a manter o seu peso. Com isso os resultados da cirurgias são mantidos e não há necessidade de recuperações.

4 - Quais outros danos o sol faz na pele?

O principal que o acúmulo de sol ao longo da vida causa é o câncer de pele, que têm alta freqüência em áreas de maior exposição solar como: face, nariz, orelhas, pescoço, ombros por isso a recomendação de chapéu para proteção destas regiões. O câncer de pele pode ter comportamento mais agressivo como o melanoma, que possui maior gravidade. Os tipos mais comuns são carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular. Os olhos também sofre efeitos nocivos do sol e podem evoluir no futuro com catarata sendo aconselhável o uso de óculos de sol com proteção UV. O envelhecimento precoce também é facilmente notado na pele superior da mama/toraz que am alguns casos possui um limite visível entre a áreas com rugas e a área sem rugas protegida pela pelo uso de camisetas O sol deve ser aproveitado de maneira inteligente, planejando-se um bronzeamento gradual com um pouco de sol em cada dia pensando-se na saúde que continuará perfeita anos depois.

Entre em Contato

Endereços

Tijuca - Hospital Rio Day
Rua Carlos Laet, 11

 Laranjeiras - Centro Médico Paysandu
Rua Presidente Carlos de Campos, 45

Barra da Tijuca - Americas Medical City
Av. Jorge Cury, 550 sala 225

Fortaleza - Cirurgia Plástica
Av. Santos Dumont, 5753 - Torre Saúde, Sala 903, 904 Papicu,

Horário de Atendimento
9h as 18h

WhatsApp chat